Textos Acadêmicos

Textos, matérias e curiosidades do meu período acadêmico.

Pensamento Alheio

Espaço reservado para outras cabeças pensantes

Teorias de Almanaque

Curiosidades, mundo bizarro, cultura pop e afins

Alguém que Admiro

Pessoas que admiro e que fazem parte da minha formação.

ArteCulturando

Comentários, fatos, fotos e relatos sobre teatro, dança, musica, cinema e todo tipo de arte.

Fatos

Assuntos que estão em destaque na mídia e fazem parte das conversas do povo.

Lugares Por Onde Andei

Passo a passo das minhas andanças por este mundo velho.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

.. .. ...

Por que quem ama sofre?
Será que para amar nos temos que sofrer?
Ou será que sofremos por que amamos?

Até pouco tempo não sabia o que era isso,
Vim perceber que amava por que comecei a sofrer
Foi ai que descobri que sofria por que amava

Ciúmes?
Noites sem sono?
Insegurança?
Medo?
Tudo passei a sentir quando descobri que não consigo viver sem você
Mas isso é bom ou ruim?
O pior é que não sei dizer
Gosto de gostar de você
Mas não gosto dos novos sentimentos que descobri
Quando comecei a amar você

Se fiz ou faço qualquer besteira
Releve por favor
É tudo muito novo pra mim
Ainda estou aprendendo a te amar viu!?
.. .. ... nunca se esqueça disso.

domingo, 26 de agosto de 2007

Processo democrático????

Quando pensamos em processo democrático lembramos logo de eleição, voto, o povo no poder certo??? Abaixo a definição de Democracia pela Wikipédia:


Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual.Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".


De fato era pra ser assim, porém, como diz o velho ditado: no Brasil tudo acaba em pizza. E com certeza a democracia vai pelo mesmo caminho. Não que estejamos vivendo num processo de ditadura ou totalitarismo, longe de mim. O que acontece é que muitos se aproveitam desse tipo de regime para usurpar a dignidade do cidadão brasileiro. Fazendo os mesmos se dirigirem às urnas com a promessa de que tudo será diferente, no entanto eles (os políticos) se apropriam do patrimônio público e de lá só saem quando Deus ou o diabo (não sei a índole de ninguém) chama para perto de si.O que quero dizer com isso????? Só gostaria de deixar registrado nos anais da historiografia brasileira, que finalmente ela, a democracia, parece ressurgir e não é das cinzas não viu, é de plataforma mesmo, do Subúrbio Ferroviário de Salvador.Todo processo começou quando finalmente o poder público resolveu dar uma olhadinha para este lado de cá da cidade reformando o antigo Cine Teatro Plataforma (depois de uma pressão, é claro, dos grupos culturais desta região, mas depois conto essa outra parte da história). Com o espaço reformado chegou a hora da pior parte (ou melhor, não sei) a ocupação. O medo era que novamente tudo voltasse a acontece, que após a reforma o espaço ficasse a mercê dos governantes e que o não findasse o seu real propósito que era servir ao povo. Preocupados com essa situação cinco grupos se uniram e formaram o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio ferroviário de Salvador. Este Fórum teve o desejo de que através do processo DEMOCRÁTICO, nós, grupos culturais desta região, administrasse um patrimônio que é nosso. Foi assim que varias reuniões quinzenais foram marcadas e nelas foram discutidas um plano local de administração, onde propostas foram lançadas e perfis foram traçados com o intuito de que o coordenador do espaço fosse desta parte da cidade.Após varias reuniões entre o fórum e a Fundação Cultural ficou decidido que no dia 22 de Abril de 2007 aconteceria o I seminário de Arte e Cultura do Cine Teatro Plataforma, onde nele seria apresentado todo o processo de ocupação, a equipe técnica (depois conto sobre o processo de escolha dos funcionários), e por fim a escolha do coordenador. Após um cansativo debate sobre o perfil do gestor foi escolhido através de VOTO, sem nenhuma influência política, o nome de Ana Vaneska Almeida para ser a representante dos mais de trinta e cinco grupos ali presente. A proposta é que os grupos possam também assumir a coordenação do espaço, através de comissões de gestão, onde a mesma seja formada por integrantes dos grupos locais.

Aguardem a continuação. . .

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

(= Pra você amigo =) Feito especialmente para George Bispo

O que dizer????
Quando preciso esta por perto,
Quando choro enxuga minhas lagrimas
Quando faço palhaçada rir comigo.

Demorei pra descobrir,
Mas quando entendi
Vi que não tinha volta.
Magoei sem querer
Desprezei sem sentir
Fiz chorar sem perceber
Acabei perdendo você.

A vida é muito engraçada,
Não nos faz enxergar
O que esta a um palmo da nossa frente.

O que seria da gente se não fosse os amigos
Sempre tentando nos mostrar o caminho certo
Mas por causa da nossa ingenuidade
Seguimos o caminho errado,
Talvez por querer um pouco mais de liberdade né amigo!?
Acho que deve ser isso, liberdade.
Ah sei lá, tento fazer a coisa certa e não consigo
Acho que estou no caminho correto, mas sempre estou errado
Não sei o que fazer
Só tenho uma certeza
Não quero perder você.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

O poder da leitura feito para Mario Bacelar

É através da leitura que conhecemos outros mundos, outras culturas, outro modo de viver. É a leitura que diferencia o homem dos outros animais. Este meio de comunicação proporcionou ao homem sua evolução e como conseqüência a manutenção da espécie.

Nada como ir à Paris, Japão ou até mesmo São Paulo. Isso se tornaria caro, geralmente teríamos gasto com passagem, hospedagem, alimentação e translado. Mas temos outro meio de viajarmos de forma mais barata e econômica, lendo. O livro proporciona ao leitor uma viajem sem comparativos. É através da leitura que se desenvolve o raciocínio lógico, a inteligência e uma boa manutenção da comunicação verbal, sem falar que é muito mais barato. Você viaja sem sair do lugar.
É a leitura que diferencia o homem dos outros animais, somos a única espécie na face da terra que conseguimos registrar nossa história e mostrar para as futuras gerações o que acontece aqui no presente. Graças a esse método que inicialmente era rústico que conseguimos rever nossa evolução. Nos tempos remotos o homem vivia de um lado para o outro. Ele se comunicava com outros de sua espécie através dos desenhos feitos em pedra, essa foi uma das primeiras formas de escrita registrada na historia. Devido a essa comunicação informal os antepassados nômades informavam uns para os outros o local onde tinha comida, água e animais perigosos. Esses registros foram fatores importantes para a evolução da espécie humana.

Telefonia celular por Márcio Bacelar

A telefonia celular se dá através da comunicação sem fio do terminal móvel com o serviço de telefonia fixa.O terminal (aparelho celular), em fração de segundos se comunica com uma Estação de Rádio Base (ERB) que esta conectada a uma Central de Comunicação e Controle (CCC) que por sua vez esta atrelada ao Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).A área de cobertura de uma ERB chama-se célula, credito ai o nome popular recebido ao serviço, telefone celular. Quando o aparelho esta em sua área e muda de célula acontece um processo chamado “handover”. Deixando isso um pouco mais claro, o que acontece é o seguinte: o Brasil é dividido em várias regiões, cada operadora tem sua própria ERB, quando um celular muda de uma ERB pra outra é que acontece o handover. Quando isso ocorre em âmbito estatal, nacional e internacional é feito um “roaming”, ou seja, um terminal que esta fora de sua área de mobilidade passa a utilizar o sistema de outra região.Em termo de tecnologia na telefonia celular o mundo hoje é dividido em Global System for mobile Communications (GSM) e Code Division multiple Access (CDMA). Nada lembra o analógico Access Multiple for Division of Time (TDMA), no qual a única utilidade do aparelho celular era apenas receber e fazer chamadas e em alguns casos ler mensagens. Na tecnologia GSM o usuário tem uma maior mobilidade nos casos de roaming e utilidades do aparelho como gerenciamento de senhas, armazenamento de números telefônicos com mais de 20 dígitos, ID suprimido sem contato com a operadora, envio de SMS dentre outras funcionalidades. O CDMA é mais viável quando o assunto é transferência de dados. Ringtones, wallpapers, screenpapers, vídeos e etc... todas funcionalidades do célulares da terceira geração(3G)