Textos Acadêmicos

Textos, matérias e curiosidades do meu período acadêmico.

Pensamento Alheio

Espaço reservado para outras cabeças pensantes

Teorias de Almanaque

Curiosidades, mundo bizarro, cultura pop e afins

Alguém que Admiro

Pessoas que admiro e que fazem parte da minha formação.

ArteCulturando

Comentários, fatos, fotos e relatos sobre teatro, dança, musica, cinema e todo tipo de arte.

Fatos

Assuntos que estão em destaque na mídia e fazem parte das conversas do povo.

Lugares Por Onde Andei

Passo a passo das minhas andanças por este mundo velho.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Artigo – Programas Populares de TV


É grande o número de programas que utilizam a miséria alheia para se engrandecer. Por pior que possa parecer, esse tipo de programa vem se tornado corriqueiro e já tem bastante tempo no mercado midiático. Exemplos como “Se liga Bocão”, “Que venha o Povo”, “Na Mira”, “Balanço Geral” entre outros engrossam o caldo de programas populares que batalham pela audiência da massa miserável da Bahia.

O mais engraçado é quê entre um bloco e outro, produtos são comercializados. São eles que mantêm os programas. São motos, cervejas, produtos de beleza e também tem os que prometem acabar com doenças. O importante é ser anunciado entre uma desgraça e outra.

O apresentador mais popular de todos é Raimundo Varela. Iniciou sua carreira na TV Itapoan, passou para a Band entre 95/96, retornado para a primeira emissora em meados de 2000. A fórmula é sempre a mesma: programas que utilizam o escracho, o sarcasmo e a pobreza como pano de fundo, em troca o apresentador é agraciado por ajudar os menos favorecidos. Varela foi pupilo no passado de Fernando José, este, aproveitou sua popularidade e candidatou-se à prefeitura de Salvador. Não agradou e terminou “não matando a cobra e nem mostrando o pau”, experimentando do próprio veneno, já que utilizava o bordão para criticar.

É preciso que façamos jornalismo imparcial, em cima dos fatos e antes de qualquer coisa, ético. O que se vê nos tempos atuais é uma falta de respeito para com os cidadãos, principalmente os mais necessitados. Se toda essa energia gasta para fazer essa mistura horrenda de jornalismo humorístico fosse canalizada para o bem da população, boa parte dos problemas seriam sanados.E ainda existe apresentador que disse que estar em busca de desafios e que pretende fazer um programa de qualidade com apelo popular, sem baixarias e sem ser popularesco.



Artigo apresentado ao Centro Universitário da Bahia - FIB como requisito parcial para avaliação da disciplina Oficina de Jornalismo Impresso, orientado pela Professora Marlene Lopes.