Textos Acadêmicos

Textos, matérias e curiosidades do meu período acadêmico.

Pensamento Alheio

Espaço reservado para outras cabeças pensantes

Teorias de Almanaque

Curiosidades, mundo bizarro, cultura pop e afins

Alguém que Admiro

Pessoas que admiro e que fazem parte da minha formação.

ArteCulturando

Comentários, fatos, fotos e relatos sobre teatro, dança, musica, cinema e todo tipo de arte.

Fatos

Assuntos que estão em destaque na mídia e fazem parte das conversas do povo.

Lugares Por Onde Andei

Passo a passo das minhas andanças por este mundo velho.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

LUGARES POR ONDE ANDEI - Castro Alves (Ba)

antiga estação de trem

Castro Alves é um municipio brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º45'56" sul e a uma longitude 39º25'42" oeste, estando a uma altitude de 278 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24 939 habitantes.
Possui uma área de 767,345 km².




Escolhi a Cidade de Castro Alves/Ba como primeiro lugar para citar aqui. Esta cidade tem grande importância na minha vida. Foi nela que passei praticamente todas as férias da minha infância e adolescência.

Cidade de origem da minha mãe, guarda muitos segredos de minha vida. Lá foi o local onde senti pela primeira vez o sentimento de saudade, pois, me acabava de chorar sempre que me separava de minha mãe. Com o tempo aprendi a gostar do lugar e sempre que posso comemoro os períodos festivos (semana santa, São João, Natal) com meus familiares.


HISTÓRIA*

A história do município começa no século XVIII, quando a então sesmaria de Aporá foi desmembrada em duas, sendo uma delas doada a João Evangelista de Castro Tanajura, que, para colonizá-la, distribuiu terras com a condição de que os beneficiários iniciassem plantações e construíssem moradias e currais.
Uma das suas históricas construções, a Fazenda Curralinho, erguida pelo capitão Antônio Brandão Marinho Falcão, deu origem ao local onde hoje está situada a sede de Castro Alves.

monumento à Castro Alves



Devido à sua posição como parada obrigatória de tropeiros que viajavam do Recôncavo para a região de Rio de Contas e para as Minas Gerais, a área acabou conquistando rápido progresso.
Por Lei Provincial de 26 de junho de 1880, tendo a denominação de Vila de Curralinho, o município foi criado com território desmembrado de Cachoeira. A sede foi elevada à categoria de cidade através de Lei Estadual de 22 de junho de 1893.
A cidade recebeu o nome de Castro Alves em 1900, em homenagem ao Poeta dos Escravos, nascido na então Fazenda Curralinho.


CARACTERÍSTICAS*


A cidade de Castro Alves está localizada a 190 km de Salvador. Com uma área territorial de 764 km², o município tem 24.437 habitantes e quatro distritos: Castro Alves, Cruçaí, Petim e Sítio do Meio. A cidade ocupa a quinta posição na produção de amendoim no Estado, além de ter uma expressiva produção de abacate.
Na pecuária, destaca-se nas criações de eqüinos e ovinos. No setor de bens minerais , é produtor de areia e quartzo.
Entre seus patrimônios naturais, destaque para Bica do Padre, um sistema fornecedor de água potável, utilizado para abastecer parte da população.

decolagem de vôo livre
Outra atração é a Serra da Jibóia, ponto mais alto do Vale do Jiquiriçá, com 786 m de altitude, que possui rampa natural utilizada para decolagem de vôo livre (Asa Delta e Parapente). De lá, tem-se uma vista deslumbrante de toda a região. Na vila de Pedra Branca, município vizinho de Santa Terezinha, que fica no pé da serra, pode-se comprar vinho de fabricação artesanal e boa qualidade.
Patrimônio arquitetônico tombado pelo IPHAN, a Capela do Genipapo, localizada na Vila do Genipapo, construída no Século XVI, bem como a Sede da Fazenda Curralinho, construção de grande valor histórico, localizado na sede do município, são imóveis que se encontram restaurados e abertos à visitação pública.

CURIOSIDADES*
Dentre as cidades do interior da Bahia, Castro Alves, então comandada pelo prefeito Eloi Victo dos Santos expulsou Lampião e seu bando da cidade. Na época, a cidade era conhecida como a capital do fumo; e se não fosse pela astucia do Prefeito que também foi delegado e juiz, a cidade tiria sido saqueada pelo cangaço.

MINHAS DICAS

vista da serra da Jibóia

Diversão - quando eu passava as féria lá, costumava tomar banho de rio na "presa". Antigamente, a cidade era abastecida por uma pequena represa que fica um pouco perto da casa de meus avós, como a cidade cresceu e a demanda de água aumentou, foi necessário buscar outras fontes e, o local ficou abandoado. As pessoas do entorno da represa ainda não possuem água encanada, ocasionando o deslocamento até o local para conseguir. O trabalho é feito pelos homens das familias, na sua maioria os mais jovens, estes, aproveitam para nadar de um lado para o outro no enorme lago artificial que se formou no lugar.

Comer - Sempre que passamos por lá, parmos quase que obrigatóriamente no bar de Edvaldo. Ele é primo de inha mãe, a esposa dele, que tbm é prima de mainha, faz comida para revender. Não são pratos típicos, mas são todos uma maravilha!!!! É passarinha frita, feijão verde, moqueca de lingua, peixe frito.

Transporte - meus avós moram na zora rural do municipio, pra chegar lá dependemos do ônibus escolar ou então dos caminhões que fazem transporte "pau-de-arara". Particularmente eu gosto, porém, sei que é arriscado.


Diversão II - a cidades tem dois espaços reservados para eventos: Parque São Luis (particular); Espaço Cultural O Carecão (público). noprimeiro sempre acontece vaquejadas e shows com bandas famosas, no segundo as festas ocorrem ns principais periodos festivos.

É isso! aguardem o proximo destino.

*Parte do Texto/pesquisa foi retirado do Wikipedia.

domingo, 19 de abril de 2009

Re...Organizando

A sílaba "RE" me remete a algo retrógrado, traseiro, total desconstrução. Andei pensando esses dias no assunto e cheguei a seguinte conclusão: o "RE" também poderá ser lido, compreendido como um novo começo, uma nova oportunidade. Eu particularmente gosto desta nova leitura. O novo me atrai, me instiga, me revigora.

Pensando assim, decidi utilizar meu blog para falar mais de mim, colocar aqui minhas contribuições e os meus reais pensamentos, já que, intitulo este espaço de Pensamentos Meus.
A partir de hoje escreverei em seções. Penso em pelo menos diariamente colocar qualquer ideia aqui. Se não, fazê-lo-ei semanalmente.

Estou querendo incluir as seguintes seções:

1. Teorias de Almanaque - Me ligo em história e sempre encontro fatos importantes sobre alguma empresa ou seguimento que, ao meu ver, é interessante. Nesta seção postarei a história de pessoas ou empresas que fazem parte da história do país.

2. Pensamento Alheio - Deixarei outra cabeça pensante dar a ideia por aqui, Vale de tudo, só não permito baixaria, falso moralismo e muito menos calúnia e difamação.

3. Fatos Marcantes - Aqui comentarei sobre os assuntos que estão em destaque na mídia e fazem parte das conversas do povo.

4. Lugares por Onde Andei - Se algum local que me interessar, falarei dele aqui. Não importa se for uma rua, um bairro, uma cidade, um estado ou quiçá país, a ideia é falar dos pontos positivos e negativos do lugar.

5. Alguém que Admiro - neste espaço irei colocar o perfil de pessoas que fazem parte do meu cotidiano e que de certa forma ajudam na minha formação. Pessoas que de certa forma têm a minha admiração e respeito.

6. Arteculturando - espaço reservado para comentários, fatos, fotos e relatos sobre teatro, dança, musica, cinema e todo tipo de arte.

Enfim, acho que é só. Para inicio de conversa eu acho que ta de bom tamanho. Aguardem!!!!