Textos Acadêmicos

Textos, matérias e curiosidades do meu período acadêmico.

Pensamento Alheio

Espaço reservado para outras cabeças pensantes

Teorias de Almanaque

Curiosidades, mundo bizarro, cultura pop e afins

Alguém que Admiro

Pessoas que admiro e que fazem parte da minha formação.

ArteCulturando

Comentários, fatos, fotos e relatos sobre teatro, dança, musica, cinema e todo tipo de arte.

Fatos

Assuntos que estão em destaque na mídia e fazem parte das conversas do povo.

Lugares Por Onde Andei

Passo a passo das minhas andanças por este mundo velho.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fale Comigo

GASTRÔ

SOM

LIVROS

SÉRIES

Produção

Gestão

Comunicação

sábado, 5 de janeiro de 2013

Ciclos e círculos... ou apenas fases


Esta semana me deparei com dois momentos distintos, mas que de certa forma teriam alguma relação. Neste post eu falo de amizade! No primeiro momento eu estava  em outra cidade com um grupo de amigos e algumas situações de deixaram de cabelo em pé. Estávamos ali para comemorar um novo ciclo de nossas vidas, uma nova fase... um novo ano que estava chegando. Mas, novas sensações estavam se aproximando. Era estranho... sabe quando você acha que conhece muito uma pessoa, e de repente você percebe que nada daquilo que ela tinha te apresentado parece real? Me senti assim.

A outra situação aconteceu a poucos dias. Bateu aquele momento nostálgico, sabe? Senti falta de certas pessoas que fizeram diferença na minha vida... de repente veio aquele filme, recordei do dia que nos conhecemos, de como me relacionei com cada um e, como aqueles longos quatro anos passaram depressa.

Ciclos – percebi finalmente que nossas relações são feitas dessa palavra de apenas seis letras (se estiver no plural, claro!). C – I – C – L – O – S. Fazendo uma análise de minhas relações de amizade, pude perceber que elas estão atreladas às fases de minha vida. Escola (fundamental e médio), grupos sociais (teatro, igrejas, vizinhos etc.), trabalhos (1º emprego, trabalhos temporários, 2º emprego, 3º emprego...), faculdade, dos relacionamentos etc. Mas me deparei ai com o xis da questão. Assim como mudamos de fases, mudamos também de amigos (ou colegas como alguns preferem chamar). Particularmente não gosto disso, sobretudo quando se refere aqueles amigos que de fato fazem diferença na nossa existência.

Círculos – eu só vim ter um amigo de verdade aos 15, 16 anos. O pior é que eu não sabia o que era isso. Foi uma fase muito complicada e saudosa da minha vida. Normalmente as pessoas começam amizade muito cedo, eu não! Não sei por qual motivo me afastava das pessoas. Não tive aquela relação de frequentar a casa de amigos e nem eles a minha. Eu não tinha o costume de me abrir emocionalmente pra ninguém e nem tão pouco contar meus segredos, desejos e anseios. Nunca tive isso antes. 
Com meu primeiro amigo aprendi muita coisa. Aprendi realmente o sentido da palavra amizade, ainda bem que tive um bom professor! Aprendi que é necessário falar a verdade, mesmo quando isso pode ter consequências graves. Aprendi que todos nós precisamos ter um ombro amigo, um confidente para as horas difíceis. Percebi que amigo de verdade não é aquele que só diz o que você quer ouvir, é aquele que te mostra como a vida é dura e que você precisa ser forte para poder enfrentá-la. Aprendi também que ter amigos traz também consequências... o ciúme, as brigas, as opiniões divergentes e o pior de todos: a distância.

Segue abaixo uma música de Fernando Mendes que eu ouvia muito quando era pequeno (meu pai é fã dele) e que pra mim não tinha muito sentido na época. Agora, revendo meus conceito, percebo que esta música também pode falar de amizade, sobretudo da pior fase dela, a distância.

Márcio Bacelar
Jornalista, Gestor e Produtor Cultural


Não vejo mais você faz tanto tempo 
Que vontade que eu sinto 
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços 
É verdade, eu não minto 

E nesse desespero em que me vejo 
Já cheguei a tal ponto 
De me trocar diversas vezes por você 
Só pra ver se te encontro 

Você bem que podia perdoar 
E só mais uma vez me aceitar 
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la 
Agora, que faço eu da vida sem você? 
Você não me ensinou a te esquecer 
Você só me ensinou a te querer 
E te querendo eu vou tentando te encontrar 
Vou me perdendo 
Buscando em outros braços seus abraços 
Perdido no vazio de outros passos 
Do abismo em que você se retirou 
E me atirou e me deixou aqui sozinho




sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tempo II*

Caramba!!! tem muito tempo que não passo por aqui. Para termos uma pequena noção, a minha ultima postagem foi no dia 19 de julho de 2011, quase dois anos atrás. Enfim... vamos lá! Nesse meio tempo muita coisa mudou, muita coisa mesmo. É claro que pra melhor, viu! Pra me ajudar nessa retrospectiva, escolhi uma música de Caetano Veloso, com a doce interpretação de Maria Gadu, para sintetizar as coisas que escreverei abaixo.


Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo Tempo Tempo Tempo
Entro num acordo contigo
Tempo Tempo Tempo Tempo


Entrei sim num acordo com o Tempo, nesses quase dois anos minha vida mais pareceu uma montanha russa. Entre altos e baixo, rodopios e manobras de cabeça para baixo, neste exato momento, parece que meu carrinho finalmente pegou a reta final da brincadeira. Não cito isso como o fim do meu percusso, mas como o inicio de uma viagem mais mais tranquila daqui pra frente, eu espero!

Falando profissionalmente, montei um espetáculo em parceria com meu amigo George Bispo (dividimos a direção), escrevi meu primeiro texto teatral e ficamos em temporada no Centro Cultural Plataforma, Solar Boa Vista, além da participação na primeira edição do Verão Cênico (apresentamos no Espaço Xisto e na sala do Coro do Teatro Castro Alves), encerramos o espetáculo FTS III (Festival de Teatro do Subúrbio/2012). O espetáculo deu o ponta pé a um sonho antigo nosso: montar nossa própria companhia de Teatro. 
Infelizmente não conseguimos realizar a terceira edição do FTS no ano de 2011, mas ela aconteceu em janeiro de 2012 e, finalmente tivemos gás para trazer o grupo Nós do Morro (este era um sonho antigo que tentávamos realizar desde a primeira edição do festival em 2009). Em 2011 também não conseguimos realizar o Festival A Cena Tá Preta (atividade realizada em parceria com o Bando de Teatro Olodum e o Teatro Vila Velha no qual fazermos a produção), mas, a sua terceira edição naquele ano foi marcada com algumas atividades pontuais feitas pelo TVV e a quarta edição em 2012 teve tudo que tínhamos direito. 

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo Tempo Tempo Tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo Tempo Tempo Tempo

Razões e Corações, 2011 foi um ano conturbado emocionalmente. Bati meu recorde nas questões amorosas, me envolvi com 4 diferentes pessoas nesse mesmo ano. 1 - Abandonei e fui abandonado num relacionamento de quase quatro anos. 2 - Retomei uma antiga paixão que abandonei em 2008. 3 - Praticamente fui casado por três meses, mas não deu certo. Tentei retomar o meu antigo relacionamento de quatro anos, mas não durou um mês. 4 - Por fim... encontrei o grande amor da minha vida. Juntamente com esse relacionamento ganhei quatro novos amigos.  Por outro lado, por motivos que não sei até hoje, perdi uma amizade que julgava de grande importância pra mim e que foi o ápice do meu retorno à casa de meus pais (morei só por exatos um ano).

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo Tempo Tempo Tempo
Apenas contigo e migo
Tempo Tempo Tempo Tempo

Não posso contar tudo, óbvio! Alguns trechos desta minha breve retrospectiva devem ficar ocultos, nem tudo deve ser dito. Somente aqueles que viveram comigo determinadas situações é que sabem do que estou escrevendo, mas posso dizer que todo ocorrido teve sim seu momento de importância. Dei tempo ao tempo e prossegui, isso de fato é o que importa. 

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo

Planos e Promessas para 2013, no momento da virada eu refleti sobre algumas questões, fiz alguns pedidos, algumas promessas e tracei algumas metas. Dentre elas posso citar meu desejo de voltar a escrever por aqui. Nos próximos post trago um breve relato sobre minha viagem de férias ao Recife (réveillon 2012/2013), perspectivas para este novo ano que chega e alguns textos sobre séries, filmes, músicas e reformulação neste blog. Afinal... tudo muda!

Márcio Bacelar
Jornalista, Gestor e Produtor Cultural

*O título faz alusão a uma outra postagem publicada neste mesmo blog no dia 06/01/2011