O que vem acontecendo com a aviação civil brasileira? Esta pergunta alguém se habilita a responder? Nos últimos anos esta é uma pauta certa para os meios de comunicação. É sempre assim: fim de ano, festas, viagens, filas, caos! Não entendo como tantos especialistas não conseguem resolver o problema que já se tornou rotina e que muitos consideram normal.
Hoje, 05 de janeiro de 2011, retornando das minhas merecidas férias em Florianópolis senti na pele o problema antes visto apenas pela Tv e internet. Quando cheguei no aeroporto de Floripa, fui informado pela mocinha do check in que meu voou passaria por um provável problema e que minha conexão seria modificada. “o senhor aguarda por favor!? Caso seja necessário informaremos pelo sistema de som do aeroporto”. Como assim? Não entendi? O que ocorreu? De acordo com as palavras dela o fato é o seguinte: O avião que deveria sair de Floripa as 16:15 (horário de verão), por causa do atraso só partiria às 17h, sendo assim, minha conexão no Rio de Janeiro, prevista para 17:45 não seria viável. A única possibilidade era se eu tivesse a sorte do voou no Rio também atrasar. Rezei... Rezei tanto para que o voou atrasasse... Não adiantou! O voou do Rio tava no horário correto e eu que me fu...
Bem, voltei ao balcão, troquei de bilhete. Meu novo destino? Sampa! A previsão era sair de Florianópolis as 17h, chegar em Sampa às 18h, pegar a conexão para Salvador as 20:30 (horário de verão) e, chegar na minha terrinha por volta das 21:30 (horário local). Ganha um doce vindo de Floripa que descobrir o que aconteceu! Para quem já imagina, eu confirmo. Nada do que escrevi nas linhas acima aconteceu. O Vou saiu de Florianópolis 10min atrasado, cheguei em São Paulo as 18:15 e para piorar a situação o tempo também não ajudou. O aeroporto de Congonhas teve que fechar suas atividades três vezes entre as 19h e 21h. Resultado: mais atrasos. A conexão prevista para 20:30 só foi ocorrer por volta das 21:50. Ainda perdemos 25min dentro do avião por causa de excesso de passageiros. Um rapaz desistiu de viajar no mesmo avião por falta de espaço, o que ocorreu com ele eu não sei. Resumindo... cheguei eu Salvador as 00:05 (horário local). E olhe que a previsão inicial era chegar as 19:25!
Enfim, o mais importante é que cheguei em casa, são e salvo. No próximo post coloco a nova musica do The Black Eyed Peas. Ela marca uma nova fase da minha vida e traduz exatamente o que estou sentindo. Alem disso, farei uma retrospectiva de 2010 sob minha ótica.