domingo, 26 de agosto de 2007

Processo democrático????

Quando pensamos em processo democrático lembramos logo de eleição, voto, o povo no poder certo??? Abaixo a definição de Democracia pela Wikipédia:


Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual.Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".


De fato era pra ser assim, porém, como diz o velho ditado: no Brasil tudo acaba em pizza. E com certeza a democracia vai pelo mesmo caminho. Não que estejamos vivendo num processo de ditadura ou totalitarismo, longe de mim. O que acontece é que muitos se aproveitam desse tipo de regime para usurpar a dignidade do cidadão brasileiro. Fazendo os mesmos se dirigirem às urnas com a promessa de que tudo será diferente, no entanto eles (os políticos) se apropriam do patrimônio público e de lá só saem quando Deus ou o diabo (não sei a índole de ninguém) chama para perto de si.O que quero dizer com isso????? Só gostaria de deixar registrado nos anais da historiografia brasileira, que finalmente ela, a democracia, parece ressurgir e não é das cinzas não viu, é de plataforma mesmo, do Subúrbio Ferroviário de Salvador.Todo processo começou quando finalmente o poder público resolveu dar uma olhadinha para este lado de cá da cidade reformando o antigo Cine Teatro Plataforma (depois de uma pressão, é claro, dos grupos culturais desta região, mas depois conto essa outra parte da história). Com o espaço reformado chegou a hora da pior parte (ou melhor, não sei) a ocupação. O medo era que novamente tudo voltasse a acontece, que após a reforma o espaço ficasse a mercê dos governantes e que o não findasse o seu real propósito que era servir ao povo. Preocupados com essa situação cinco grupos se uniram e formaram o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio ferroviário de Salvador. Este Fórum teve o desejo de que através do processo DEMOCRÁTICO, nós, grupos culturais desta região, administrasse um patrimônio que é nosso. Foi assim que varias reuniões quinzenais foram marcadas e nelas foram discutidas um plano local de administração, onde propostas foram lançadas e perfis foram traçados com o intuito de que o coordenador do espaço fosse desta parte da cidade.Após varias reuniões entre o fórum e a Fundação Cultural ficou decidido que no dia 22 de Abril de 2007 aconteceria o I seminário de Arte e Cultura do Cine Teatro Plataforma, onde nele seria apresentado todo o processo de ocupação, a equipe técnica (depois conto sobre o processo de escolha dos funcionários), e por fim a escolha do coordenador. Após um cansativo debate sobre o perfil do gestor foi escolhido através de VOTO, sem nenhuma influência política, o nome de Ana Vaneska Almeida para ser a representante dos mais de trinta e cinco grupos ali presente. A proposta é que os grupos possam também assumir a coordenação do espaço, através de comissões de gestão, onde a mesma seja formada por integrantes dos grupos locais.

Aguardem a continuação. . .

0 comentários: