segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

RAINHA DO LAR: Um perfil diferente

Foto Márcio Bacelar








Foto Diego Sobreira

Kátia Najara nasceu em São Paulo, mas podemos considerá-la baiana arretada. Veio para Bahia muito pequena, instalando-se em Jequié com sua família, e quando completou maioridade voou para a capital. Sua trajetória na cozinha é muito prematura, desde os doze anos ajudava a mãe nas tarefas mais sujas, tais como lavar os pratos, ou menos gratificantes, como descascar verduras. A partir dos quatorze passou ao pé de igualdade fazendo deliciosos pratos com aquela que lhe ensinou o prazer de cozinhar. Quando veio para Salvador, o que era prazer terminou virando obrigação, sozinha, ela tinha que cozinhar sua própria comida.


Katita, como é conhecida pelos mais íntimos, já foi garçonete, vendedora, produtora, trabalhou na administração de casas de espetáculo públicas e particulares e atualmente é Diretora de Espaços Culturais da FUNCEB. Apesar de seu currículo extenso, nada mais lhe encanta do que o cuidado com a casa. Kátia informa que sente prazer em arrumar uma casa, fazer compras, ver uma mesa bem posta e principalmente em cozinhar.

Graças a sua simpatia pela cozinha, ela fez um curso de culinária no SESC em 2005 e de lá para cá não parou de se aperfeiçoar. Suas especialidades são comidas nacionais, principalmente as nordestinas. Por causa da gastronomia ela encontrou sua “alma gêmea da cozinha”, como ela mesmo define. Faby é paulista e especialista em culinária internacional, juntas elas criaram o Blog mais popular do momento, o RAINHAS DO LAR. “O Rainhas surgiu na verdade como uma forma de nos comunicarmos. Como Faby estava em São Paulo e eu aqui em Salvador, nos comunicávamos através da Internet”. O blog não serviu apenas para trocar receitas, através dele, as meninas falavam de coisas da casa, decoração, toques, truques culinários e valorização da auto- estima feminina.

O sucesso do blog proporcionou para Kátia a possibilidade de transmitir seus conhecimentos culinários para profissionais da área em Cabo Verde, à convite do Ministério das Relações Exteriores. “uma leitora do blog me indicou por eu ser defensora da cultura nacional, sempre valorizo a gastronomia regional”. Ela ficará uma semana trabalhando com os participantes do curso que serão multiplicadores da culinária brasileira.

Foto Márcio Bacelar

RECEITA:
Risoto de Carne Seca com Abóbora
Rendimento: 4 porções

Do que você vai precisar:

2 xícaras rasas de arroz arbório
500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
300g de purê de abóbora (cozida com sal e amassada com garfo)
1 1/2 litro de caldo de carne
1 cebola roxa pequena
1 punhado de salsinha fresca picada
2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
1/2 xícara rasa de cachaça da boa
1/2 xícara de creme de leite fresco

Como fazer:

Doure a cebola roxa em pétalas na manteiga de garrafa;
Junte o arroz (ele não deve ser lavado) e refogue bem;
Abaixe o fogo, some a cachaça aos poucos, e deixe o alcóol evaporar (coisa de cinco minutos);
Agora vá somando o caldo quente para o cozimento lento do arroz até que esteja all dente;
Junte a carne desfiada e a abóbora, um de cada vez, e aos poucos;
Por fim, some o creme de leite fresco, desligue o fogo, junte a salsinha e sirva imediatamente, enquanto fumegante.

Dica: uma vez no prato, moa pimenta do reino na hora por cima e enfeite com um raminho de salsa. Beba vinho tinto seco Cabernet Sauvignon para acompanhar
Perfil apresentado ao Centro Universitário da Bahia - FIB como requisito parcial para avaliação da disciplina Fotografia II, orientação do Professor Claudio Colavolpe.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sara disse...

Espero que eu possa fazer tudo o que eu vejo aqui que realmente agarra-me com fome apenas assistindo, espero que possa comê-lo em restaurantes de Vila Leopoldina