quarta-feira, 22 de abril de 2009

LUGARES POR ONDE ANDEI - Castro Alves (Ba)

antiga estação de trem

Castro Alves é um municipio brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º45'56" sul e a uma longitude 39º25'42" oeste, estando a uma altitude de 278 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24 939 habitantes.
Possui uma área de 767,345 km².




Escolhi a Cidade de Castro Alves/Ba como primeiro lugar para citar aqui. Esta cidade tem grande importância na minha vida. Foi nela que passei praticamente todas as férias da minha infância e adolescência.

Cidade de origem da minha mãe, guarda muitos segredos de minha vida. Lá foi o local onde senti pela primeira vez o sentimento de saudade, pois, me acabava de chorar sempre que me separava de minha mãe. Com o tempo aprendi a gostar do lugar e sempre que posso comemoro os períodos festivos (semana santa, São João, Natal) com meus familiares.


HISTÓRIA*

A história do município começa no século XVIII, quando a então sesmaria de Aporá foi desmembrada em duas, sendo uma delas doada a João Evangelista de Castro Tanajura, que, para colonizá-la, distribuiu terras com a condição de que os beneficiários iniciassem plantações e construíssem moradias e currais.
Uma das suas históricas construções, a Fazenda Curralinho, erguida pelo capitão Antônio Brandão Marinho Falcão, deu origem ao local onde hoje está situada a sede de Castro Alves.

monumento à Castro Alves



Devido à sua posição como parada obrigatória de tropeiros que viajavam do Recôncavo para a região de Rio de Contas e para as Minas Gerais, a área acabou conquistando rápido progresso.
Por Lei Provincial de 26 de junho de 1880, tendo a denominação de Vila de Curralinho, o município foi criado com território desmembrado de Cachoeira. A sede foi elevada à categoria de cidade através de Lei Estadual de 22 de junho de 1893.
A cidade recebeu o nome de Castro Alves em 1900, em homenagem ao Poeta dos Escravos, nascido na então Fazenda Curralinho.


CARACTERÍSTICAS*


A cidade de Castro Alves está localizada a 190 km de Salvador. Com uma área territorial de 764 km², o município tem 24.437 habitantes e quatro distritos: Castro Alves, Cruçaí, Petim e Sítio do Meio. A cidade ocupa a quinta posição na produção de amendoim no Estado, além de ter uma expressiva produção de abacate.
Na pecuária, destaca-se nas criações de eqüinos e ovinos. No setor de bens minerais , é produtor de areia e quartzo.
Entre seus patrimônios naturais, destaque para Bica do Padre, um sistema fornecedor de água potável, utilizado para abastecer parte da população.

decolagem de vôo livre
Outra atração é a Serra da Jibóia, ponto mais alto do Vale do Jiquiriçá, com 786 m de altitude, que possui rampa natural utilizada para decolagem de vôo livre (Asa Delta e Parapente). De lá, tem-se uma vista deslumbrante de toda a região. Na vila de Pedra Branca, município vizinho de Santa Terezinha, que fica no pé da serra, pode-se comprar vinho de fabricação artesanal e boa qualidade.
Patrimônio arquitetônico tombado pelo IPHAN, a Capela do Genipapo, localizada na Vila do Genipapo, construída no Século XVI, bem como a Sede da Fazenda Curralinho, construção de grande valor histórico, localizado na sede do município, são imóveis que se encontram restaurados e abertos à visitação pública.

CURIOSIDADES*
Dentre as cidades do interior da Bahia, Castro Alves, então comandada pelo prefeito Eloi Victo dos Santos expulsou Lampião e seu bando da cidade. Na época, a cidade era conhecida como a capital do fumo; e se não fosse pela astucia do Prefeito que também foi delegado e juiz, a cidade tiria sido saqueada pelo cangaço.

MINHAS DICAS

vista da serra da Jibóia

Diversão - quando eu passava as féria lá, costumava tomar banho de rio na "presa". Antigamente, a cidade era abastecida por uma pequena represa que fica um pouco perto da casa de meus avós, como a cidade cresceu e a demanda de água aumentou, foi necessário buscar outras fontes e, o local ficou abandoado. As pessoas do entorno da represa ainda não possuem água encanada, ocasionando o deslocamento até o local para conseguir. O trabalho é feito pelos homens das familias, na sua maioria os mais jovens, estes, aproveitam para nadar de um lado para o outro no enorme lago artificial que se formou no lugar.

Comer - Sempre que passamos por lá, parmos quase que obrigatóriamente no bar de Edvaldo. Ele é primo de inha mãe, a esposa dele, que tbm é prima de mainha, faz comida para revender. Não são pratos típicos, mas são todos uma maravilha!!!! É passarinha frita, feijão verde, moqueca de lingua, peixe frito.

Transporte - meus avós moram na zora rural do municipio, pra chegar lá dependemos do ônibus escolar ou então dos caminhões que fazem transporte "pau-de-arara". Particularmente eu gosto, porém, sei que é arriscado.


Diversão II - a cidades tem dois espaços reservados para eventos: Parque São Luis (particular); Espaço Cultural O Carecão (público). noprimeiro sempre acontece vaquejadas e shows com bandas famosas, no segundo as festas ocorrem ns principais periodos festivos.

É isso! aguardem o proximo destino.

*Parte do Texto/pesquisa foi retirado do Wikipedia.

10 comentários:

Teu amigo de sempre disse...

Cara , passando pra dizer que tb sou de castro alves e adorei seu poste, retrata muito a minha infância..
belo poste abração
sou do Rodão , viração..
abraços..

Márcio Bacelar disse...

que massa velho! que bom q gostou, volte sempre.

Lory disse...

Me deu vontade de ir a Castro Alves, belo lugar, bom texto.
Parabéns Marcinho.

Anônimo disse...

viajo de bike e vindo de argoim encontrei a cidade e uma galera da bike (marcelo cabeleireiro, waldeck, neto e sua esposa e filho lady diana e tarcisio.) fiz uma tatoo e bati fotos no casarão, dali fomos para sapeaçu e despedida em naza das farinhas, volto ali em 39 dias, uma bela cidade e com mais info suas, ta show!!! marcelo pedal verde

jackson disse...

Ai galera eu tambem sou castroalvese e aqui e tudo de bom jackson
ai que quiser ligar so e ligar para esse numero:81047021 valeu galera




E nao esqueçendo VOLTE SEMPRE VC TURISTAS

Unknown disse...

Gostei muito de encontrar teu blog, foi muito providenciar, pois estamos construindo um site sobre a cidade.
Parabéns pela iniciativa

Monica disse...

Que legal, minha familia é de Castro Alves, a muito tempo que eu não ia lá. retornei agora e amei! gostei da sua declarção!!

Anônimo disse...

adorei fiz uma viagem
tmb sou de castro alves da região de bom jardim
na minhainfançia subia a serra
tomava banho no rio tauá missano sururu e no morro lembranças que já mas se apagam valew cara
vc me fez viajar aindavolto um dia saudades da minhaterra
bjus

ceceoo disse...

naci e creci pescando eme banhando no rio jaguaripe antes caldaloso hoje uma vertente arida agonizante que tal umauma campanha para salvalo? .Edmilson sales pereira f 32152881

Débora! disse...

Olá , li seu poste sobre Castro Alves - BA ...
Eu moro em são paulo e estou procurando saber aonde meu padrasto foi registrado.. o máximo que eu sei é que foi na cidade aonde vc foi...
Se vc puder me ajudar com alguma informação sobre ALGUM CARTÓRIO DE CASTRO ALVES eu vou agradecer.
Qrr coisa, um telefone endereço ... sei lá o que vc puder... Grata
(meu e-mail)
dekinha_crazy@hotmail.com

obrigada!
Débora!