segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PROCESSO QUINTINO - 1ª Orientação

Hoje tive minha primeira reunião de orientação para o TCC. Me encontrei com o Professor Luis Guilherme na praça de alimentação da FIB, por volta das 18h:30min. Estava ansioso e curioso para ver como seria este primeiro encontro.

Comecei o contando para o professor que tinha acabado de falar ao telefone com Ivan de Carvalho, primo de Quintino. Ivan também é Jornalista e trabalhou junto com Quintino no Tribuna da Bahia. Ele se mostrou solicito com meu pedido e me contou brevemente sobre o contato com seu primo, me falou também sobre um pequeno erro no artigo Ao Mestre com carinho, produzido por Antonio Matos. Segundo o artigo, Quintino nasceu em Itiúba, porém Ivan me informa que o correto seria a cidade de Santo Amaro da Purificação, erro repassado à Matos pelo próprio Ivan.

Voltando a orientação, o professor me disse que eu precisava primeiramente pensar na estrutura do Livro-reportagem, definir como seria o esqueleto, os capítulos do livro. Ele me disse que eu teria que decidir como contaria a história, em forma cronológica ou dando ênfase aos principais momentos da vida do grande jornalista.

Em seguida Luis Guilherme me indicou alguns livros para que eu pudesse entender o conceito do formato que escolhi, livro-reportagem. O professor me disse também que eu precisava casar a biografia de Quintino com os fatos marcantes ocorridos no Brasil, mostrando como a vida dele foi influenciada por tais momentos, ressaltando inclusive, sua participação no comunismo.

O professor me alertou que como escolhi fazer um produto jornalístico eu deveria preparar um memorial, explicando como foi o processo de criação do trabalho. Partindo para campo, Luis Guilherme me disse que primeiramente eu teria que recolher no Tribuna e em outros jornais da época o Obituário de Quintino, da data de morte, sessenta dias e até um ano após a morte dele. Desta forma eu poderia conseguir mais informações sobre seus atos e contribuições. Meu orientador me chama atenção para a ilustração do meu trabalho, ele informa que poderei conseguir imagens de Quintino nas pastas de fotografia do Tribuna, alertando para observar o verso das fotografias, onde deverá constar nomes e datas. Ele pede também para buscar a coleção da Revista Tribuna Econômica, periódico que precedeu o jornal e que possuiu contribuições do próprio Quintino, tendo inclusive, dois artigos que falavam do antes e depois do Tribuna da Bahia.

Partindo para as indicações de entrevista, o professor indicou Ivan de Carvalho, Antonio Matos e João Falcão. Este ultimo eu deveria entrevistar primeiro por conta da idade avançada e por dispor de uma boa memória. Os outros dois citados eu deveria deixar para depois por conta da proximidade com o pesquisado. Eles servirão para retirar as duvidas que possam surgir no decorrer do processo.

Especificamente para João Falcão eu deverei investigar a trajetória de Quintino no jornal o Momento e seu envolvimento com o Comunismo. Com Ivan eu tenho também a possibilidade de saber mais sobre a vida familiar e tentar descobrir por que eles saíram de Santo Amaro, próximo da capital e foram para um lugar tão distante como Itiúba.

Por enquanto é isso, só me encontrarei com o professor depois que passar o carnaval, até lá.

0 comentários: