quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TÔ NA CORRERIA (Processo Quintino)

Finalmente doismiledez chegou! Veio com tudo e botando pra lá. Digo isso não apenas com as velhas expectativas de inicio de ano, mas, pensando nas oportunidades que me seguem. Falando um pouco mais do lado acadêmico este será o ano da defesa do meu diploma (mesmo que não valha nada! rsrsrsrs), comecei o meu curso de jornalismo no segundo semestre de 2006 e contando exatamente oito semestres, finalizarei agora, no primeiro semestre de 2010, viva!

Grandes conquistas trazem grandes responsabilidades (já ouvi isso em algum lugar). Para receber o meu diploma, conseqüentemente ter uma profissão, preciso fazer uma monografia ou um produto jornalístico. Escolhi fazer um produto, um livro-reportagem sobre algum tema voltado a comunicação.

No principio, assim que entrei na faculdade, decidi que queria falar sobre a região onde moro, o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Pensei em falar sobre o processo cultural existente aqui, sobre o Centro Cultural Plataforma, sobre nossas conquistas. Isto foi no inicio. Mudei de idéia!
Durante todo o meu curso todas as matérias, praticamente todas as atividades foram com a temática suburbana e seus problemas e conquistas. Decidi mudar, queria outra coisa, queria modificar minha escolha. A partir daí, fiquei matutando sobre o que falar, sobre qual coisa fazer. Lembro que tive uma matéria no quarto semestre no qual me interessei muito, era história do jornalismo. No período pré-vestibular eu tinha duas escolhas: ou história ou jornalismo, a comunicação me escolheu (isto é um outro caso, depois eu conto). Estou contando isso por que foi assim que decidi qual seria minha escolha na hora do tema para o TCC.

Entrei em contato com o professor Luis Guilherme e pedi auxílio a ele, eis o contato:

Olá Professor Luis Henrique Tavares,
Não sei se o senhor ainda se lembra de mim, fui seu aluno no 4º semestre noturno. Agora escrevo para o senhor porque sei q poderá me auxiliar, espero. Estou indo para o 7º semestre, terei a matéria de elaboração de projeto em jornalismo, onde estarei planejando o meu tcc.
Sendo um pouco mais objetivo, gostaria de pedir ao senhor o seguinte:
1 – um tema que fosse relacionado ao jornalismo e a história, já que gosto dos dois temas;
2 – que o senhor pudesse me auxiliar no meu TCC, seria uma honra tê-lo como orientador.
Ficarei no aguardo de sua resposta.
Atenciosamente,
Márcio Bacelar
Estudante de jornalismo – FIB

Obtive a seguinte resposta:

Caro Márcio, meu nome é Luis Guilherme e não Luis Henrique. Peço-lhe que entre em contato pessoal comigo. Terei aula hoje (História do Jornalismo), a partir das 18h30, e na terça-feira, a partir das 20h30 (Oficina de texto jornalístico). Meus telefones são xxxx xxxx ou xxxx xxxx.
Bom dia,
Luis Guilherme

Pois é, cometi a garfe de trocar o nome do professor, mas sem grandes problemas. No dia e no horário marcado eu me encontrei com ele. Para minha sorte ele tinha dois temas em mente, um era sobre a construção do prédio da ABIM, ele queria saber como uma categoria como a nossa (Jornalistas) conseguiu construir um prédio tão bem localizado e bem estruturado no centro da cidade de Salvador. O segundo tema era um relato sobre Quintino de Carvalho, segundo ele, teríamos que descobrir um pouco mais sobre sua visão futurista voltada para a comunicação, falar mais sobre sua vida pessoal e profissional. Para aqueles que não sabem quem era Quintino, aqui vai a dica: Jornalista responsável pela estruturação da Redação do tribuna da Bahia, Jornal baiano inovador que completou 40 anos em 2009. Adivinha qual tema eu escolhi?

0 comentários: