sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VALE DO CAPÃO – DIÁRIO DE BORDO

Quando me referi a "aparentemente dar tudo errado" foi por dois motivos: a distância; o clima instável. De Salvador para a Cidade de Palmeiras, são aproximadamente 443 km, algo em torno de seis horas de viagem de ônibus. No trajeto existem três paradas: Feira de Santana, Itaberaba e Lençóis. A cidade fica entre os municípios de Lençóis e Seabra. Quando busquei informações sobre compra de passagens, encontrei apenas uma linha fazendo o trajeto: Real Expresso/Rápido Federal. Não existem opções de ônibus Leito, Semi-leito ou Baby Cama, rola apenas o Executivo tradicional e pronto! Isso faz com que a viagem torne-se desconfortável. Preferi viajar de madrugada acreditando que dormiria no caminho até a cidade destino, ledo engano! Alguns trechos da BR 242 estão esburacadas, transformando o tranquilo sono em pesadelo.

Passado o trecho de ônibus, de Palmeiras até o Vale do Capão, localizado no distrito de Caeté-Açú, são mais 18km de carro. Existem cooperativas de vans que fazem o trajeto sob o cus
to de r$10 por pessoa. O caminho é de terra batida, com vários buracos no percurso, mas a paisagem compensa qualquer coisa. É possível ver nesse trajeto alguns dos rios que cortam a região. Seguimos então para a pousada.

0 comentários: