sábado, 1 de novembro de 2008

A Ética no Fotojornalismo


Este tema pode ser abordado de diversas formas. Prefiro comentar um episodio que aconteceu comigo há uns três anos. No período ainda estava fazendo cursinho pré-vestibular, não sabia direito o que queria. Por ironia do destino no recebemos a visita de um correspondente do jornal de Luanda. Ele além de escrever as colunas, ainda era foto-jornalista.

Depois de muita conversa sobre a profissão, ele nos mostrou uma de suas fotos premiadas. A foto era assim: uma menina agachada próximo a três cruzes. Ela tinha na mão uma flor e estava depositando em um dos túmulos. Ao fundo tinha um bando de urubus. No seu semblante, a menina, demonstrava dor pela perda dos parentes e fome. A menina era muito magra e com certeza os urubus estavam ali esperando por ela. O jornalista nos informou que no tumulo estavam à mãe o pai e o irmão dela.
Resolvi falar desse episodio por que o rapaz me impressionou, mesmo com toda a situação, ele conseguiu tirar uma boa foto. Através dela, ele divulga o sofrimento de um povo, do seu povo. Desta forma ele cumpre o seu papel, o de jornalista, mesmo que através da fotografia.

0 comentários: